Boletim de Informações da SETIN - BIS Boletim de Informações da SETIN - BIS

BOLETIM DE INFORMAÇÕES DA SETIN - 12ª EDIÇÃO

 12ª EDIÇÃO - 7 de dezembro de 2017

Seminário ENASTIC JT no TST de 30 de novembro e 1º e dezembro de 2017

Foi destaque neste final de ano o evento ocorrido no TST nos dias 30/11 e 1º/12 sobre tecnologia na justiça do trabalho - ENASTIC JT (Encontro Nacional de Tecnologia da Informação da Justiça do Trabalho) e que reuniu diversos representantes deTRTs e outros colaboradores. O evento ENASTIC objetiva debater a modernização dos processos além da troca de ideias e cases de sucesso.

Lá diversos representantes apresentaram soluções e tendências na área de tecnologia da informação tais como: inteligência artificial, machine learning, Cloud computing, Microserviços, processo judicial eletrônico, Soluções Criativas com Design Thinking (DT), gestão de serviços, hiperconvergência, entre outros.

A Secretaria de Tecnologia da Informação do TST levou alguns de seus representantes para apresentar duas palestras: Arquitetura de  Microserviços no TST, apresentada pelos servidores Fábio Rigo, Pedro Vasconcelos e Marcus Vinicius; e Design Thinking, apresentada pelo servidor Welington Monteiro.

Ao final da apresentação a Setin/ARTI realizou uma dinâmica pedindo para os participantes marcassem com asterico dois post its em resposta ao seguinte desafio:

"Quais tecnologias poderiam ajudar a justiça

do trabalho?"

O resultado foi o seguinte:

 

Houve ainda o registro do evento como narrativa visual por meio de dois painéis desenhados pelo artista de São Paulo, Marcio Reiff (www.marcioreiff.com).

Painel do dia 30 de novembro:

 

Painel do dia 1º de dezembro:

 

Gabinete Eletrônico nas residências

Já é possível acessar o Gabinete Eletrônico (GE) nas residências!

O sistema passou a ser disponibilizado por meio do serviço Mobilidade (https://mobilidade.tst.jus.br).

A SCGSJ (Seção de Consultoria aos Gabinetes e Sistemas Jurídicos) preparou uma videoaula com a explicação passo a passo para realizar as configurações que ajudarão a acessar o GE nas residências. Para conferir o material instrucional acesse  o site de Autoatendimento da SETIN:

 www.tst.jus.br/web/autoatendimento

 Na aba “Tutoriais” escolha a opção “Drops de Conhecimento”, em seguida procure a videoaula “5. Tema: Gabinete Eletrônico”.

 

Novas funcionalidades e melhorias

do Gabinete Eletrônico

(versão 1.1.22)

Em sua nova versão, 1.1.22, foram implantadas diversas funcionalidades e melhorias pela Coordenadoria de Desenvolvimento de Sistemas:

- Inserir movimento de conclusão ao escolher tipo de expediente

- Inserir informações de petição no texto da minuta

- Permitir/exigir texto do complemento ao associar categoria à minuta 

- Opção de apresentar somente peças assinadas

- Impedir envio duplicado para pauta

- Ajustar aviso de que processo no gabinete da presidência está fora do fluxo para visto 

- Na edição de minutas, alterar o leiaute, legendas e reposicionamento de ícones

- Alteração da legenda de opção de publica de "Publicável" por "Enviar DEJT"

- Tratamento de complementos de movimentos no "Minutar em lote".

 

 

Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação - PDTIC para 2018

O Plano Diretor de Tecnologia de Informação e Comunicação – PDTIC é o instrumento de planejamento tático-operacional onde são registrados os projetos e ações da área de Tecnologia da Informação que alavancam o Plano Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação (PETIC) e contribuem para o alcance das metas institucionais.


Em 29/11/2017, o Comitê de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação do Tribunal Superior do Trabalho (CGTI) aprovou o PDTIC 2018 que traz mudanças importantes em relação às edições anteriores:


1. Exibição, logo no início do PDTIC, de uma visão geral dos projetos e ações, por meio de um “roadmap”.
2. Exposição dos resultados do PDTIC anterior (2017), com a situação de cada projeto.
3. Aumento da abrangência do Plano Diretor (anteriormente só apresentava projetos executados pela Metodologia de Gerenciamento de Projetos da SETIN - MGPS), que passa a ser composto por:

->  Projetos de Software
->  Inovações
->  Projetos (via MGPS)
->  Ações Técnicas

4. Decomposição do Orçamento de TI em perfis de investimento e seus detalhes, fornecendo uma visão mais gerencial da aplicação de recursos financeiros em TI.
5. Apresentação do Plano de Contratações de TIC completo, como anexo ao PDTIC.

 O quadro a seguir resume os projetos e ações da versão inicial do PDTIC 2018
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Novo sistema de tramitação eletrônica de petições avulsas e-PET com lançamento em 11 de dezembro

O Tribunal Superior do Trabalho implantará, no dia 11 de dezembro, o novo Sistema de Tramitação Eletrônica de Petições Avulsas – ePET. A ferramenta será utilizada para substituir a tramitação física de petições avulsas, que correm desvinculadas de processos judiciais, passando a tramitar de maneira completamente eletrônica.
Por meio do Sistema e-PET será possível realizar todo o controle de andamentos, tramitações e movimentações internas dessas petições, elaborar e assinar documentos por meio de editor online, criar modelos de minutas e realizar publicações no DEJT.
Com a implantação do e-PET, o TST dá mais um passo importante rumo ao fim da tramitação de ações por meio físico (papel), assim trazendo economicidade e sustentabilidade de recursos, além de maior celeridade aos trâmites processuais.
Foi realizada uma apresentação do novo sistema para os servidores do TST no dia 6 de dezembro, no Auditório da ENAMAT (Bloco A - 5º andar), às 15 horas.
  

 

Vulnerabilidade de Sistemas

Realizada sistematicamente desde 2014, as análises de vulnerabilidades de sistemas permitem certificar a eficácia do processo de desenvolvimento de software da CDS, considerando que uma das etapas deste processo é a qualidade e segurança do código fonte.

Ao longo do tempo foram analisados trinta e dois sistemas em busca de vulnerabilidades de segurança da informação, obtendo, em média, a redução de 82% das vulnerabilidades críticas. O que demonstra a excelência dos softwares entregues e mantidos pela CDS, em relação à segurança de código-fonte.

 

Início de migração do sistema operacional dos computadores para Windows 10

A SETIN está iniciando a migração do sistema operacional dos microcomputadores para Windows 10.
A migração do novo sistema está ocorrendo de forma gradativa. Nesse primeiro momento os novos computadores, que serão instalados nas diversas áreas do Tribunal, já virão com o Windows 10 configurado.
Os usuários que utilizam o Windows 7 não precisarão se preocupar, pois ele continuará funcionando e o suporte será prestado normalmente até que toda a migração seja concluída.
Preparamos um tutorial para auxiliar a utilização e apresentar as principais novidades, clique aqui para acessá-lo.

 

 

 

 

 

 

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