Pausas Pausas

PAUSAS

   O corpo humano não foi praparado para permanecer por períodos prolongados numa postura estática, e tal comportamento pode oferecer riscos para o sistema músculo-esquelético.

  A postura sentada por exemplo, exerce altas cargas sobre os discos intervertebrais da coluna lombar, além de dificultar o retorno venoso de membros inferiores.

     Levando em conta estes aspectos, é fundamental que ao longo de sua jornada de trabalho, o servidor realize pausas, de preferência ativas. Ou seja,  levante-se da cadeira e caminhe por alguns minutos, estimulando a contração muscular, o retono venoso e a lubrificação articular.

   Outra estrutura que deve receber atenção especial são os nossos olhos. O tipo de trabalho desenvolvido pela maior parte dos servidores exige o uso de computadores por períodos prolongados. As telas de computadores oferecem sempre o mesmo tipo de estímulo visual, sem variedade na intensidade de luz, distância, foco e também sem estimular a visão periférica. Para que nossos olhos não se acomodem a apenas este estímulo, é importante que periodicamente, o servidor procure olhar para objetos distantes na sala, ou melhor ainda, para objetos do lado de fora da janela. Preste atenção também na sua visão periférica, ela é fundamental em outras atividades como dirigir.

O ato que institui as pausas ao longo da jornada de trabalho, reforça a importância de sua realização para a manutenção de nossa saúde.