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Dicas de Atividade Física

  1. Os pilares minimos necessários para a formação fisica integral dos individuos são os exercícios aeróbios, resistidos e os de flexibilidade (alongamentos). Tente combina-los sempre que possível em seu programa de treinamento.

  2. Exercícios aeróbios são aqueles que utilizam oxigênio na produção de energia para a atividade. Utilizam grandes músculos, em movimentos cíclicos, e por períodos longos. Muito importantes para a promoção da saúde cardiovascular. Insira caminhadas, corridas, pedaladas, de intensidade moderada, por longos períodos de tempo para acessar os benefícios promovidos por essas atividades.

  3. Exercícios resistidos são aqueles em que o músculo tem que vencer uma resistência para realizar determinado movimento. Exercícios resistidos (ou de força) trazem inúmeros benefícios, além de lhe manter fortalecido para as tarefas do dia a dia.

  4. A prática regular do alongamento é responsável por reduzir os riscos de lesões musculares ou entorses articulares, relaxar a musculatura, reduzir o encurtamento muscular, previnir problemas posturais e auxiliar no aquecimento. 

  5. Os trinta minutos de atividade física por dia podem ser contínuos ou intercalados em três períodos de 10 minutos cada.

  6. Quando se fala em exercícios, o mais importante é que você pratique alguma atividade que se adapte ao seu estilo de vida e que seja do seu gosto. Caso contrário, são muitas as chances de interrupções.

  7. Pequenas modificações no hábito diário – como subir escadas, saltar do ônibus um ponto antes, passear com cachorro, varrer, cuidar do jardim, lavar o carro, etc. – podem ajudá-lo a se movimentar mais e servir como um estímulo para o início de uma atividade física regular.

  8. Os efeitos benéficos da atividade física ocorrem para as pessoas que se exercitam com regularidade. Indivíduos com sobrepeso, mas que são ativos, podem ter um risco menor de desenvolver diabetes e outras doenças metabólicas do que os sedentários.

  9. 1 minuto de atividade física intensa é compatível com 2 minutos de atividade moderada. Caminhada em ritmo acelerado, hidroginástica, passeio de bicicleta e jogo de tênis em dupla são alguns dos exemplos de atividade moderada. Já a corrida, a natação, o basquete e a corrida de bicicleta são consideradas atividades intensas ou vigorosas. 

  10. As atividades físicas melhoram a sensação de bem-estar, diminuem a ansiedade e a probabilidade de depressão, por liberarem a serotonina (hormônio conhecido como “molécula da felicidade”).

  11. Dentre os benefícios da prática de exercícios estão: a diminuição do apetite, a melhora do humor, a perda de gordura (emagrecimento), o enrijecimento dos músculos, a melhora da imunidade e o retardo do envelhecimento.

  12. Fontes: Ministério da Saúde, Organização Pan-Americana de Saúde, Programa Agita Mundo e o Departamento de Saúde, Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabolica e Serviços Humanos dos Estados Unidos.