Atividade Física Atividade Física

 

ATIVIDADE FÍSICA

 

       A atividade física é entendida como todo movimento produzido pelos músculos esqueléticos com gasto energético acima dos níveis de repouso. Ou seja, todo movimento que realizamos no dia a dia, como: caminhar, lavar o carro, passear com o cachorro, varrer a calçada, arrumar a casa, lavar a louça, subir e descer escadas, brincar, entre outros.

       Uma pessoa para ser considerada ativa e alcançar os melhores benefícios para a saúde, deve acumular no mínimo 150 minutos de atividade física aeróbia de intensidade moderada por semana, seja de forma contínua ou intercalada (OMS, 2010). O mais indicado é que seja realizado 30 minutos, 5 vezes por semana, ou 3 dias na semana com sessões de 50 minutos. Caso faça atividades físicas de intensidade vigorosa, deverá cumprir 75' de atividade física por semana.

      Contudo, esse tempo semanal, pode não ser suficiente para provocar mudanças na aptidão física e na composição corporal, sendo necessário progredir para 200 a 300 minutos. Para esses objetivos são aconselhados programas de exercícios físicos formais (elaborados por profissionais), com incremento das atividades físicas.

     Um programa regular de exercícios físicos deve possuir pelo menos três componentes: aeróbico (caminhadas, corrida, natação, andar de bicicleta), resistido (musculação, ginástica localizada) e flexibilidade (alongamentos, pilates), variando a ênfase em cada um de acordo com a condição clínica e os objetivos de cada indivíduo.

      É essencial procurar atividades que lhe dê prazer para evitar começar a atividade e parar após algum tempo, pois uma semana sem exercícios já é o suficiente para provocar mudanças negativas na composição corporal e na aptidão física.

 
 
 
 

Referências:

Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte (com adaptações).

Organização Mundial da Saúde, OMS, 2010.