Gestão de Serviços de TI

 Desde 2015, a Secretaria de Tecnologia da Informação – SETIN vem adotando a implantação de processos que gerenciem os serviços de TI. Esses processos objetivam entender as suas necessidades e expectativas, relacionadas aos serviços de TI, buscando o meio e a estratégia mais apropriada para atendê-las.

Assim, nós, da SETIN, almejamos deixar de ser considerados profissionais especializados executando tarefas isoladas, dentro das nossas áreas de competência, para  sermos vistos dentro de uma visão horizontal, onde tudo isso se encaixa de maneira a atender a expectativa do nosso cliente (visão de serviços).

O Gerenciamento de Serviços de TI entende que todas as atividades da SETIN estão conectadas e devem ser gerenciadas por meio de indicadores que traduzam a qualidade da nossa prestação de serviços, sendo estruturado com base no ciclo de vida do serviço.

Esse ciclo considera a ‘vida’ do serviço desde a sua concepção até a sua descontinuação e são divididos em 5 estágios, conforme figura abaixo.
 





 

Na SETIN gerenciamos os seguintes processos:

  • Gerenciamento do Catálogo de Serviços,

  • Gerenciamento de Configuração e de Ativos de Serviço,

  • Gerenciamento de Continuidade de Serviços,

  • Gerenciamento de Eventos,

  • Gerenciamento de Incidentes,

  • Gerenciamento de Cumprimento de Requisições,

  • Gerenciamento de Implantação e Liberação,

  • Gerenciamento de Problemas,

  • Gerenciamento de Mudanças,

  • Gerenciamento de Níveis de Serviços

 

 

Documentação do Processo de Gestão de Mudança

Calendário de Mudanças Quinzenal

Atas de Reuniões

 

 

 


Conteúdo de Responsabilidade da SETIN / CGOV
Coordenadoria de Apoio à Governança e Gestão de TIC
Email: cgov@tst.jus.br
Telefone: 3043-4432